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GSX-R1000 – Para dominar as pistas

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Mensagem  Willian Santos Seg Mar 03, 2008 1:32 am

GSX-R1000 – Para dominar as pistas Gsx-r110

Chega às Concessionárias Autorizadas Suzuki de todo o Brasil a nova GSX-R1000. Ainda mais eficiente, a superesportiva veio com inúmeras modificações técnicas que aumentaram sua capacidade de responder de maneira precisa aos comandos do piloto. O eficiente motor de 999cc, quatro tempos, quatro cilindros, 16 válvulas, DOHC, foi projetado para fornecer resposta forte em ampla faixa de rotações.

O segredo para obter uma maior potência, melhorar a resposta de aceleração e reduzir as emissões de poluentes ao meio ambiente está na eficiência de combustão de seu motor. Além disso, a GSX-R1000 está equipada com o sistema PAIR (Injeção de Ar na Saída de Escape), que reduz em até 50% a emissão de poluentes e faz com que a motocicleta atenda ao rigoroso padrão internacional Euro 3 sobre emissão de gases. Uma motocicleta com tanta força precisa de um ótimo sistema de freio. Na GSX-R1000, a segurança na hora da frenagem é garantida por duplo disco ventilado flutuante de 310 mm de diâmetro, fixado ao cubo por 12 acoplamentos flutuantes e mordido por pinça radial de quatro pistões e cilindro mestre radial de acionamento hidráulico na dianteira. Na traseira há disco ventilado de 220 mm de diâmetro, mordido por pinça deslizante de dois pistões de acionamento hidráulico. Equipada com injeção eletrônica, possui novos injetores (dois por cilindro), agora mais compactos e com 12 pequenos orifícios, em vez dos quatro grandes da versão anterior, o que produz uma pulverização mais fina de combustível. Agora os injetores primários estão posicionados mais verticalmente, melhorando a sensibilidade de aceleração.

Os dutos de admissão e escape agora estão mais largos, melhora desenvolvida devido às experiências nas pistas de Supebikes. As velas, com vida útil mais longa que as convencionais, possuem eletrodos mais finos, produzindo faísca mais forte e melhor combustão. O novo sistema ISC (Controle de Marcha Lenta) regula automaticamente o volume de ar injetado dentro do circuito de marcha lenta do corpo de borboletas, melhorando a partida a frio e estabilizando a marcha lenta do motor em diferentes situações. A nova versão do escapamento SAES (Suzuki Advanced Exhaust System), em aço inoxidável, alumínio e titânio, conta com quatro coletores e uma única câmara sob o motor, que deriva em dois curtos silenciadores construídos em titânio e com tampas de alumínio, um de cada lado da moto. A incorporação de uma única câmara sob o motor e o uso de dois curtos silenciadores, ao invés de apenas um maior, quase duplica o volume interno do escapamento e leva o centro de gravidade para baixo, auxiliando na pilotagem.

O sistema de gerenciamento do motor da GSX-R1000 conta com um ECM (Módulo de Controle do Motor) com capacidade de processamento de dados quatro vezes maior que o utilizado na versão anterior. Este não apenas controla os sistemas de injeção e escape, responsáveis pela grande eficiência do motor, mas também permite que o piloto selecione três níveis de modo de pilotagem para adaptar-se às diferentes situações. Este sistema foi desenvolvido graças à experiência em competições sobre asfalto molhado, intermediário e seco. Com refrigeração líquida, o novo radiador, maior, possui a mesma forma trapezoidal típica das motos oficiais de corrida, com capacidade de refrigeração quase 10% maior que o modelo anterior.

A bomba de água está mais potente, aumentando o fluxo através do radiador. Projetado para alcançar o máximo equilíbrio entre rigidez e precisão, o novo chassi foi construído utilizando apenas cinco peças principais em alumínio fundido. Essa redução do número de peças e soldagens, além de aumentar a rigidez, otimiza a precisão na montagem. A suspensão totalmente ajustável é telescópica invertida de amortecimento hidráulico na dianteira e tipo link monoamortecida a óleo na traseira. O novo amortecedor de direção, com controle eletrônico, requer menor força a baixas velocidades, para uma direção mais leve, e maior força em altas velocidades. Uma válvula comandada pelo sistema de gerenciamento do motor trabalha reduzindo ou aumentando o fluxo de óleo, ajustando o nível de amortecimento de acordo com a velocidade.

As pedaleiras são ajustáveis em três posições, tanto horizontalmente quanto verticalmente. O pedal de freio traseiro, localizado do lado direito, e a alavanca de câmbio, na esquerda, movimentam-se juntamente com as respectivas pedaleiras. A nova carenagem da GSX-R1000, de estilo mais agressivo, agora tem uma menor área frontal, melhorando a aerodinâmica e aumentando a pressão do ar captado pelo sistema SRAD (Aríete de Ar Direto Suzuki). O assento e as tampas laterais estão mais estreitos, facilitando os movimentos do piloto sobre a moto nas curvas. O painel de instrumentos possui tacômetro analógico controlado por servomotor, velocímetro digital, duplo hodômetro parcial, relógio digital, temperatura do motor digital e indicador de problemas na injeção, indicador digital da marcha engatada e um “shift light” programável que avisa quando se chega a uma determinada rotação.

A partir de fevereiro de 2008 a GSX-R1000 estará disponível nas Concessionárias Autorizadas Suzuki nas cores preta, preta e laranja, vermelha, azul e amarela. Seu preço sugerido é de R$71.900,00 e as Concessionárias Suzuki estão oferecendo, por tempo indeterminado, um bônus promocional no valor de R$ 10.700,00 (valores sujeitos à alteração sem prévio aviso). As motocicletas Suzuki possuem um ano de garantia e suas Concessionárias Autorizadas oferecem serviço especializado, com mecânicos treinados pela própria fábrica e peças originais de reposição. Para obter mais informações, entre em contato com a Central de Vendas Suzuki pelo telefone 0800-707-8020 ou acesse o site www.suzukimotos.com.br

Willian Santos
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